• Idoso

CAOP Informa

16/12/2020

Assembleia Geral da ONU declara 2021-2030 como Década do Envelhecimento Saudável

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 14/12/2020, o período de 2021-2030 como Década do Envelhecimento Saudável. Na oportunidade, Etienne Krug, diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que "ao adotar uma abordagem ampla da ONU em apoio ao envelhecimento saudável, seremos capazes de encorajar a ação internacional para melhorar a vida dos idosos, suas famílias e comunidades, tanto durante a pandemia de COVID-19, como depois disso".

Observa-se que a ONU seguiu o recente endosso da Década (2020-2030) pela Assembleia Mundial da Saúde, expressando a relevante preocupação em nível mundial sobre o tema, já que "apesar da previsibilidade do envelhecimento da população e do seu ritmo acelerado, o mundo não está suficientemente preparado para responder aos direitos e necessidades das pessoas idosas".

Neste sentido, a Resolução convoca a OMS para liderar a implementação da Década, em colaboração com as outras organizações da ONU, bem como com os governos, as organizações internacionais e regionais, a sociedade civil, o setor privado, a academia e a mídia, todos encorajados a apoiar ativamente os objetivos da Década.

Foi proposta, neste contexto, a criação de uma plataforma colaborativa sobre informações acerca do envelhecimento, que possa ser acessada por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Para saber mais, clique aqui.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem