• Idoso

CAOP Informa

16/12/2020

CAOPIPCD acompanha novo ciclo de testagem da COVID-19 em ILPIs, com base na N.O. nº 41/2020 (v. 3 de 12/11/2020)

O CAOPIPCD está acompanhando a realização do novo ciclo de testagem para a COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em todo o estado, com o objetivo de prevenir e controlar novos surtos da doença, conforme recomendado pela Nota Orientativa nº 41/2020 (versão 3, com atualização de 12/11/2020), da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Segundo notícia divulgada pela SESA, em 16/11/2020, tinham sido identificados 39 surtos da COVID-19 em ILPIs. Ressalta-se que a identificação do primeiro caso de COVID-19 já deve ser considerada como surto, desencadeando imediatamente todas as ações de atenção e vigilância necessárias.

Neste novo ciclo, a testagem é iniciada com uma coleta de RT-PCR para todos os idosos e trabalhadores, inclusive naquelas instituições que já concluíram o primeiro ciclo de testes disponibilizado pela SESA.

Quando for detectado resultado positivo no RT-PCR, seja de residente ou trabalhador, deve-se seguir com testagem de todos os indivíduos negativos semanalmente com RT-PCR, até que todos tenham resultados negativos por duas coletas consecutivas. Ademais, devem ser isolados os idosos com teste positivo para COVID-19 e afastados os trabalhadores, seguindo recomendações específicas da Nota Orientativa.

Diante deste cenário preocupante em que que encontram os idosos residentes nestas instituições, em contato permanente com a referência técnica da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da SESA, o CAOPIPCD tem contatado as Promotorias de Justiça, acerca das ILPIs nas quais houve a identificação de alertas da COVID-19, para a adoção das medidas consideradas pertinentes, disponibilizando-se para o auxílio necessário aos órgãos ministeriais de execução. 

Assim, ainda importante acrescentar que orientações específicas relacionadas ao tema serão divulgadas até o final da semana, motivo pelo qual, desde logo, solicita-se especial atenção das Promotorias de Justiça com atribuição na Defesa dos Direitos do Idoso neste sentido.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem