• Idoso

CAOP Informa

08/07/2020

SESA edita Nota Orientativa sobre testagem de todos os idosos e profissionais de ILPIs

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) editou, no dia 03/07/2020, a Nota Orientativa nº 41/2020, sobre medidas de prevenção, controle e testagem para COVID-19 nas ILPIs. Por meio dessa Nota, a SESA orienta a realização do teste RT PCR, inicialmente, em todos os idosos e trabalhadores para identificar a situação de cada ILPI.

Indica que, após, há necessidade de monitorar os casos negativos com teste rápido a cada 7 dias e realizar RT PCR nos idosos que apresentarem teste rápido positivo, adotando medidas de isolamento e seguindo orientações da equipe de saúde.

Destaca também que, ao ser identificado o primeiro caso positivo da COVID-19 em uma ILPI, deve ser realizado o teste RT PCR em todos os trabalhadores e idosos, considerando como potencial surto. Além das orientações quanto à testagem, apresenta-se um rol de instruções para o Gestor Municipal de Saúde, para as Unidades Básicas de Saúde, para os dirigentes das ILPIs, para o profissional responsável pela implementação das ações de prevenção e controle da COVID-19 nas ILPIs, para os idosos residentes e orientações gerais.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem