• Idoso

CAOP Informa

12/04/2022

Atuação do MPPR na defesa dos direitos dos idosos pauta entrevista

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência (CAOPIPCD), Rosana Beraldi Bevervanço, foi entrevistada no Programa “MP no Rádio” sobre a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos da pessoa idosa.

Nesta edição, destacou-se que o leque de atuação  do MPPR na área é bastante vasto, devido às variadas demandas que chegam ao conhecimento das unidades ministeriais.

Indicou-se o grande número de demandas envolvendo idosos em risco (devido a maus-tratos, abandono, negligência, abuso financeiro e/ou psicológico, entre outros) e o acompanhamento sério e multidisciplinar que exige o enfrentamento destas situações, as quais ocorrem, muitas vezes, dentro do próprio ambiente familiar.

Também mencionou-se a importante concentração de esforços, durante a pandemia de COVID-19, na fiscalização das instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e a relevância do trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto “MP Inclusivo: ILPIs Fiscalizadas”.

Ressaltou-se, ainda, que o CAOPIPCD procura, por diversos meios, o avanço na política pública de atenção ao idoso, sempre defendendo o acolhimento institucional como exceção e a implementação das formas alternativas ao asilamento (Família Acolhedora, Centro-Dia, etc), visando um atendimento digno e humanizado.

Para ouvir a entrevista completa, clique aqui.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem